Defesa De Est Gio
ESTÁGIO CURRICULAR
SUPERVISIONADO
Jacivânia Suely
Vermifugação e Vacinas
Em caninos a primeira vacina (V10) é dada com 45 dias, que previne contra cinomose, hepatite, parvovirose e etc. Com 15 dias da primeira é aplicada a segunda dose, a terceira é aplicada com 30 dias da segunda e a 4° com também 30 dias já com a antirrábica, se o dono não tiver vacinado em campanhas oficiais.
A vermifugação em cães filhotes é feita 1° dose entre 15 e 20 dias de vida, com reforço após 15 dias, depois passa a ser mensal até o sexto mês de vida. Em animais adultos deve ocorrer de 4 em 4 meses.
As cadelas em reprodução devem ser vermifugadas antes da cobertura e após 45 dias de gestação. Posteriormente deve ser tratada simultaneamente com os filhotes, 14° e 15° pósparto.
Em felinos a 1° dose é dada a partir de 8 semanas, a 2° dose a partir de 11 semanas e a antirrábica a partir de 3 meses.
Desobstrução de uretra
A uretra obstruída provoca a retenção da urina por mais de
24 horas, que pode ocasionar severa infecção urinária, podendo levar a morte. A desobstrução implica da retração de prepúcio e exposição do pênis.
Neoplasias
São tumores que acometem os animais. O objetivo terapêutico é remover toda a evidência macroscópica do tumor através da resseção cirúrgica.
Tartarectomia
É a formação de tártaros nos dentes. O sinal mais comum é o mau hálito.
Utiliza-se um aparelho de ultrassom para a limpeza e anestesia inalatória, o que garantem uma maior qualidade e segurança. Castração
Na fêmea uma incisão é feita no abdômen para retirar os ovários e o útero. Nos machos a incisão é feita alguns centímetros acima do escroto, os testículos são localizados e então retirados através da incisão.
A castração pode ser feita a partir de 2 meses de idade, para as fêmeas é recomendado castrar antes do 1° cio.
Piometra
É uma doença causada por uma infecção bacteriana dentro do útero de cadelas e gatas. Ocorre geralmente durante o diestro. O tratamento deve ser imediato e