BOXPLOT
Índice
Introdução
4
Conceitos
5
Interpretando o Boxplot
6
Como fazer boxplot no Excel
7
Imagens (Exemplos )
9
Bibliografia
11
Boxplot
Em 1977, John Tukey publicou uma proposta que posteriormente foi reconhecida como sendo um eficiente método para mostrar cinco número que sumarizam qualquer conjunto de dados. O gráfico proposto é chamado de boxplot (também conhecido como box and whisker plot )
O boxplot, ou diagrama de caixa, é um gráfico que capta importantes aspectos de um conjunto de dados através do seu resumo dos cinco números, formado pelos seguintes valores: valor mínimo, primeiro quartil, segundo quartil, terceiro quartil e valor máximo.
O boxplot pode ainda ser utilizado para uma comparação visual entre dois ou mais grupos. Por exemplo, duas ou mais caixas são colocadas lado a lado e se compara a variabilidade entre elas, a mediana e assim por diante. Outro ponto importante é a diferença entre os quartis que é uma medida da variabilidade dos dados.”
O gráfico é formado por uma caixa construída paralelamente ao eixo da escala dos dados (pode ser horizontal ou vertical). Essa caixa vai desde o primeiro quartil até o terceiro quartil e nela traça-se uma linha na posição da mediana. Essa caixa, que descreve os 50% centrais da distribuição, é comum a todas as variantes do boxplot. Pode-se acrescentar também uma linha, paralela à linha da mediana, para indicar a média.
Conceitos
Os conceitos básicos para você compreender como se constrói um boxplot envolvem os quartis da distribuição dos dados. Pense nos seus dados em uma escala numérica bem definida, ordenados do menor para o maior. Os três quartis são pontos nessa escala que dividem o seu conjunto de dados em quatro partes, todas com o mesmo número de observações.
Para calcular os três quartis, vamos