PIBID UTFPR
LICENCIATURA EM QUÍMICA
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Bolsistas: Bruna Juliana Miliane
INSTITUIÇÃO: Colégio Estadual Nilo Cairo - CENC
DISCIPLINA: Química Inorgânica (1º ano - EM)
CONTEÚDO ESPECÍFICO: pH, ácidos e bases
INTRODUÇÃO
O estudo de caso na educação se destaca por se interessar pelo aprendizado dos alunos, os quais são objeto de estudo. É um método de investigação qualitativa que consiste na observação detalhada de um determinado contexto relacionado à educação. O estudo de caso se define na origem da evolução, a unidade de estudo que deve mostrar estabilidade interna e ser reconhecida pelos membros que a constituem.
Como aplica-lo na escola...
O estudo de caso relacionado ao ensino da química terá como tema Potencial Hidrogeniônico (pH) dos solos, que contéma escala logarítmica que mede acidez, neutralidade ou alcalinidade a partir de um determinado meio. O pH é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Os valores de pH variam entre 0 a 14, o pH de 0 a 7 é considerado ácido, de 7 a 14 básico, o pH igual a 7 é considerado neutro.
Há vários indicadores ácido-base para a determinação do pH entre eles estão os indicadores universal, papel tornassol, fenolftaleína, extrato do repolho roxo, entre outros. O indicador universalé uma mistura de vários indicadores, que constituí em uma tabela de cores do vermelho escuro o qual representa acidez, ao roxo que representa o meio básico. Os quais passam por valores de pH distintos. Ao emergir a fita em uma substância de pH desconhecido a mesma altera sua cor original para a cor que indica o pH, tendo um valor mais exato quando comparado à tabela. O papel tornassol, é um papel especial que possui apenas dois tipos de resultados, ao colocar-se na substância pode-se observar a coloração azul que caracteriza o pH básico e a colocação rosa que caracteriza o pH ácido, porém ele não indica os valores de pH