sex shop
Mitzberg, Henry. Criando Organizações Eficazes.
2º edição. Atlas. São Paulo, 2008.
Brasília-DF
Setembro – 2013
Adhocracia
Descrição de estrutura básica, com pouca ou nenhuma formalidade, Ad Hoc – Nomeada para aquele projeto, para um determinado fim, caracterizada de organizações que são por definição temporário e adaptativo, organizado em torno de problemas a serem resolvidos por grupos de pessoas com habilidades e profissões diversas e complementares. A tradicional departamentalização.
È uma configuração de organização que tem como objetivo principal à criatividade e a inovação para solucionar possíveis problemas existentes em projetos de determinadas organizações onde, especialistas compõem equipes que interagem entre si a partir de gerentes de projetos (aqui ocupando a figura de líder de projeto) rompendo as barreiras formadas pelas Burocracias Profissional e Mecanizada. Geralmente a Adhocracia é aplicada em ambientes dinâmicos, complexos e jovens, que exigem uma estrutura orgânica.
Com uma estrutura altamente orgânica, na Adhocracia a especialização do trabalho é horizontalizada, ou seja, é baseada em treinamentos que tendem a agrupar pequenas equipes que visam à execução de um único trabalho. Encorajando o ajustamento mútuo de todos os componentes da organização. A Adhocracia é dividida em dois tipos: Adhocracia Operacinal e Adhocracia Administrativa.
Adhocracia Operacional soluciona de forma inovadora os problemas de interesse de seus clientes. Onde equipes multidisciplinares engajam-se em esforços criativos para solucionar de forma eficiente estes problemas. Um exemplo é uma empresa de agencia de publicidade. Já a Adhocracia Administrativa assume projetos com interesses próprios, entretanto diferentemente da Adhocracia Operacional, a Administrativa mantém o núcleo operacional da organização distinto ao seu componente administrativo. E em ambos os tipos de Adhocracia as autoridades formais