Bovinocultura de corte
Sumário
Bovinocultura de Corte Bovinocultura de Corte no Brasil Raças Bovinas
Bovinocultura de Corte
A bovinocultura de corte consiste na criação de gado, que será destinado ao abate para produção de carne. A produção de carne bovina é de grande importância, pois representa acerca de 1,8 do PIB brasileiro.
Bovinocultura de Corte no Brasil
A bovinocultura de corte tem se destacado na economia nacional e vem assumindo posição de liderança no mercado mundial de carnes. O Brasil possui hoje o maior rebanho comercial do mundo; é o segundo maior produtor mundial de carne bovina, com cerca de oito milhões de toneladas e atualmente é o maior exportador mundial de carne.
Raças Bovinas
Quanto às características gerais, as raças bovinas de corte podem ser divididas em quatro grandes grupos: o Raças Britânicas; o Raças Zebuínas; o Raças Européias de Grande porte ou Raças continentais; o Raças Européias adaptadas a clima tropical.
Raças Britânicas
Expressam boa taxa de sobrevivência, apresentam taxas reprodutivas e de crescimento suficientes para produzir carcaças de ótima qualidade. As raças mais comuns são : Aberdeen Angus Hereford Devon
Abeerdeen Angus
A raça Aberdeen Angus é de porte grande, Sua carne apresenta boa marmorização (gordura entremeada bem distribuída) e rendimento de carcaça elevado. Devido à qualidade da carne, à eficiência na conversão de alimentos, ao elevado rendimento de carcaça e por ser mocho, a raça Angus é muito apreciada para cruzamentos.
Hereford
Gado de clima frio, tem aptidão para produção de carne, e possui fácil adaptação a pastos mais grosseiros. Sua carcaça se distingue pela gordura entremeada bem distribuída, dando aos cortes um aspecto marmorizado. O rendimento de carcaça é alto.
Devon
É considerado de tripla aptidão, carne, leite e trabalho. Muito apto à engorda, com um rendimento de carcaça bastante elevado. Sua carne é das melhores, tendo a gordura bem distribuída,