BOVESPA Porque seus sonhos precisam de a o
Este texto não é uma recomendação de investimento.
Para esclarecimentos adicionais, sugerimos a leitura de outros folhetos editados pela BOVESPA.
Procure sua Corretora. Ela pode ajudá-lo a avaliar os riscos e benefícios potenciais das negociações com valores mobiliários.
Publicação da Bolsa de Valores de São Paulo. É expressamente proibida a reprodução de parte ou da totalidade de seu conteúdo, mediante qualquer forma ou meio, sem prévia e formal autorização, nos termos da Lei 9.610/98.
Impresso em julho/2001.
Introdução
Quanto mais desenvolvida é uma economia, mais ativo é o seu mercado de capitais, o que se traduz em mais oportunidades para as pessoas, empresas e instituições aplicarem suas poupanças.
Ao abrir seu capital, uma empresa encontra uma fonte de captação de recursos financeiros permanentes. A plena abertura de capital acontece quando a empresa lança suas ações ao público, ou seja, emite ações e as negocia nas bolsas de valores.
E você, ao adquirir ações, passa a ser também sócio da empresa - um acionista.
Preparamos esse material especialmente para que você possa conhecer melhor o mercado de ações, seus conceitos, como e por que participar dele, a importância do mercado para o País, para o desenvolvimento das empresas e outras informações importantes.
Caso tenha dúvidas a respeito ou tenha interesse em saber mais sobre a BOVESPA e sobre o mercado de ações, acesse o site www.bovespa.com.br, onde você encontrará um conjunto completo de informações, ou ligue para o
SAP - Serviço de Atendimento ao Público Bovespa.
SAP: 0800-770-0149
Mercado de ações
Conhecendo os fundamentos e conceitos
O que é uma Companhia Aberta?
Uma companhia é considerada aberta quando promove a colocação de valores mobiliários em bolsas de valores ou no mercado de balcão.
São considerados valores mobiliários: ações, bônus de subscrição, debêntures e notas promissórias para distribuição pública.
O que são Ações?
Quais são os tipos de