Bovesp
Hoje todo o sistema é eletrônico. Os lançamentos ficam expostos em um gigantesco painel calizada desde o começo do século no coração de São Paulo próximo ao marco zero da cidade, a bolsa de valores, que inicialmente se chamou Bolsa Livre inaugurada por Emilio Rangel Pestana e que duraria menos de um ano devido a uma forte inflação seria retomada cinco anos depois com o nome de Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo. Este período era conhecido como idade da pedra já que as negociações eram registradas em pedras - enormes quadros negros para que todos pudessem acompanhar. Em 1935 as negociações ocorriam no formato balcão onde em ordem alfabética eram negociadas e tinham tempo determinado para acontecer. Em 1967 ela se torna a maior bolsa do país e surgem as sociedades corretoras e seus representantes, os operadores do pregão e suas marcas registradas: os gritos.
BM&FBovespa que surgiu da junção das duas bolsas é o local onde pessoas de comum interesse em negociar, isto sendo: comprar e vender ações se reúnem para adquirir partes de uma empresa que antigamente eram representadas por papel e hoje são registros eletrônicos. Funciona como um órgão regulador que estabelece quais empresas estão aptas a receberem investimentos e organiza um ambiente seguro para negociar, já que ela as fiscaliza e divulga suas informações. Dentre as ações da bolsa há as negociações do “mercado futuro”, que visam proteger o investidor de eventuais perdas futuras por queda dos preços ou situações menos vantajosos.
Sendo a maior companhia de valores da América Latina e uma das maiores do mundo a bolsa desenvolve programas para incentivar que mais pessoas aprendam sobre educação financeira e posteriormente passem a se tornar