Planejamento estratégico
O concreto de cimento Portland é o material manufaturado mais utilizado mundialmente nas construções. Esse sucesso é devido as suas características tais como:
Excelente resistência à água;
Possibilidade de moldar em várias formas e tamanhos;
Baixo custo;
Facilidade de produção e aquisição;
Entre outras.
A execução da concretagem em uma obra consiste na produção do concreto, transporte até o local da aplicação, lançamento nas formas, espalhamento, adensamento, nivelamento, acabamento e cura.
Para obter um bom resultado e extremamente importante obter um controle desse processo, que consiste em acompanhar e verificar cada etapa da concretagem.
Esse controle deve seguir os seguintes passos:
Definição das condições para o início dos serviços;
Definição dos insumos necessários;
Projeto de formas;
Plano de concretagem;
Seguir normas de segurança;
Criar formulários para controle de recebimento do concreto;
Utilizar fichas e formulários para a programação da concretagem junto à concreteira;
Após a realização de todas as fases é importante avaliar o resultado da concretagem procurando e identificando as possíveis falhas.
As falhas ocorridas nas concretagens que aparecem depois da desfôrma, geralmente, mostra a falta de cuidados durante a fase de lançamento, adensamento e cura. Correção de pequenas falhas:
São consideradas pequenas falhas de concretagem, as bicheiras mínimas, ou seja, aquelas em que não há o aparecimento da armadura. Nesse caso, o próprio pedreiro pode fazer o reparo com uma argamassa de cimento e areia fina com aditivo adesivo sintético misturado na água de amassamento na proporção correta. Correção de grandes falhas:
São considerados grandes falhas de concretagem, os ninhos de concretagem (bicheiras), ou seja, aquelas em que há o aparecimento da armadura e/ou segregação do concreto. Nesses casos, é recomendável verificar todos os detalhes da falha, sua localização, extensão e proximidade com outra falha