Bourdieu O Papel Da Escola
O texto trata de uma inversão total de perspectiva Onde se via igualdade de oportunidades, meritocracia, justiça social, Bourdieu passou a ver reprodução e legitimação das desigualdades sociais. A educação, segundo ele, perdeu o papel que lhe foi E passa a ser vista como uma das principais instituições por meio da qual se mantêm e se legitimam os privilégios sociais.
“A cultura escola é arbitrária e de natureza social, resultado de uma seleção que define o que é estimável, distinto, ou ao contrário, vulgar e comum.” (p.114)
A seleção das disciplinas é o produto das relações de forças entre grupos sociais., Quanto mais fraca for a distância entre a cultura escolar e o meio de filiação mais o sucesso na instituição será elevado. O sucesso de estudantes da burguesia é bem mais representado que os bolsistas.
“Ideologia, definida em uma concepção marxista como um conjunto de representações deformadas das relações sociais produzido por um grupo ou uma classe e realizando a legitimação de suas práticas” (p.116)
Todo indivíduo pode ter acesso a posições sociais elevadas, ou seja, direito a ideologia política liberal direito a autonomia e desenvolvimento de suas habilidades.
“A ideologia do dom legitima as desigualdades escolares e consequentemente sociais” (p.117)
A ideologia do dom tem como finalidade neutralizar o social, transformando desigualdades sociais em desigualdades de competência.
A escola longe de ser libertadora é conservadora. Classes populares são submetidas à violência simbólica, se mostrando indiferente ás diferenças. O que provoca uma aculturação de consequências ruins. “Metade dos filhos dos operários deixam o colégio, contra menos de 10% dos filhos dos executivos” (p.124)
É como se todas as classes tivessem modificado sua posição no