fiv: (fecundaçao in vitro)
O que é ?
A fertilização in vitro (FIV) é uma técnica de reprodução medicamente assistida que consiste na colocação, em ambiente laboratorial, (in vitro), de um número significativo de espermatozóides, 50 a 100 mil, ao redor de cada ovócito II, procurando obter pré-embriões de boa qualidade que serão transferidos, posteriormente, para a cavidade uterina.
Procedimento
Etapa 1 : Estimulação dos Óvulação
Esta é a primeira fase do tratamento onde é realizada a estimulação dos ovários com medicações hormonais cujo objetivo é produzir número suficiente de óvulos. Uma vez que sejamos capazes de transferir embriões de excelente qualidade para o útero materno, estaremos garantindo uma ótima chance de gravidez.
Etapa 2 : Coleta dos Óvulos e Espermatozóides
A coleta dos óvulos é feita através de uma punção pela via vaginal, guiada pelo ultra-som, sendo necessária, para maior conforto da paciente, uma sedação. Ainda assim, a mulher permanece apenas algumas horas no hospital.
Os espermatozóides são coletados por masturbação ou por punção do epidídimo ou testículos em casos de obstrução ou falta dos ductos ejaculatórios.
Os óvulos coletados são colocados num meio adequado, juntamente com os espermatozóides, numa incubadora e dois dias depois são transferidos para o útero da paciente com uma cânula especial.
Etapa 3 : Seleção dos embriões
Habitualmente, o número de embriões transferidos para o útero não deve exceder a quatro, com o objetivo de se evitar a gestação múltipla. Os embriões excedentes devem ser congelados para uma posterior transferência, não sendo permitido pelo Conselho Federal de Medicina que estes embriões sejam desprezados em nenhuma circunstância.
Etapa 4 : Transferência dos pré-ambriões
É um procedimento indolor, que não requer sedação, onde delicadamente colocamos os embriões selecionados no interior do útero. Para tal, usa-se a ultra-sonografia para indicar o melhor posicionamento desses embriões.
Etapa