Botulismo
O QUE É?
O botulismo é uma doença infecciosa, porém não contagiosa (não é transmissível entre pessoas), causada pela ação de toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum.
O botulismo é uma doença rara, mas que pode ocorrer em qualquer parte do mundo. Apesar de ser pouco comum, é uma doença importante, pois os pacientes contaminados apresentam elevada mortalidade e precisam iniciar tratamento rapidamente. O botulismo é, portanto, uma emergência médica.
A doença não é provocada diretamente pela bactéria, mas sim pelas neurotoxinas por ela produzidas. O botulismo é uma doença de instalação súbita, com acometimento predominantemente neurológico, caracterizada por paralisia motora progressiva. O principal modo de transmissão é através de alimentos mal conservados (explicaremos adiante).
CONTÁGIO
Esse tipo de botulismo se pega por meio da ingestão de alimentos contaminados com a bactéria – que geralmente se prolifera em ambientes com pouco oxigênio, como no caso de alimentos enlatados. Os alimentos mais comumente contaminados pela bactéria são vegetais em conservas caseiras, carne de porco e presunto, peixe defumado ou cru, mel, entre outros.
SINTOMAS
Como no caso do botulismo infantil, os sintomas de botulismo alimentar começam tipicamente algumas horas após a toxina entrar no corpo, mas pode variar durar até vários dias, dependendo da quantidade de toxina ingerida. Sintomas de botulismo alimentar incluem:
Dificuldade para engolir ou falar
Boca seca
Fraqueza faciais em ambos os lados da face
Visão turva ou dupla
Pálpebras caídas
Dificuldade para respirar
Náuseas, vômitos e cólicas abdominais
Paralisia
PREVENÇÃO
Toda atenção é pouca, por isso adote algumas medidas para evitar a contaminação pela bactéria causadora do botulismo.
Quando falamos de alimentos enlatados, em vidros ou embalados a vácuo, estamos falando de ambientes perfeitos para a proliferação da Clostridium botulinum. Não consuma nenhum desses