BOTULISMO
ZULEIDE AQUINO DE FREITAS SILVA
BOTULISMO
Morada Nova/CE
2012
SUMÁRIO
1 DEFINIÇÃO
O Botulismo é uma intoxicação causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, caracterizado por manifestações nervosas. Apesar de ser uma toxina maléfica, atualmente ela é utilizada na Medicina Humana em cirurgias plásticas para a retirada de rugas, como relaxante muscular, como medicamento para o "Mal de Parkinson" e, ainda é usado em casos de paralisia cerebral.
2 SINAIS E SINTOMAS
O tipo e a gravidade dos sintomas dependem do tipo e da quantidade do microrganismo ou da toxina ingerida. Os sintomas também variam de acordo com a resistência do indivíduo à doença.
Frequentemente, os sintomas iniciam-se de forma súbita e, algumas vezes, dramática, com perda do apetite, náusea ou vômito. O indivíduo pode apresentar borborigmos (ruídos intestinais audíveis), cólicas abdominais e diarreia com ou sem sangue e muco visíveis. A distensão de alças intestinais pelo acúmulo de gás pode provocar dor.
O indivíduo pode apresentar febre, mal estar generalizado, dores musculares e uma fadiga extrema. O vômito e a diarreia intensos podem acarretar uma desidratação importante e uma queda grave da pressão arterial (choque). O vômito ou a diarreia excessiva causa uma perda grave de potássio, com consequente redução da concentração do mesmo no sangue (hipocalcemia). A concentração baixa de sódio no sangue (hiponatremia) também pode ocorrer, especialmente quando a reposição líquida é realizada com a ingestão de líquidos contendo pouco ou nenhum sal (p. Ex., água e chá). Todos esses desequilíbrios são potencialmente graves.
Os sintomas são: visão dupla e/ou embaçada, pálpebras caídas, fala difícil, dificuldade de deglutição, boca seca e fraqueza muscular. Crianças com botulismo ficam