Bosque dos eucaliptos
História
O Bosque dos Eucaliptos foi originalmente criado em 1974, como uma continuação do Jardim Satélite, pela empresa Companhia Satélite de Terrenos, que havia adquirido o terreno atrás da São Paulo Alpargatas S.A. (onde hoje é o Vale Sul Shopping) para construção de casas, visando atender o crescimento populacional em São José, devido também a atender a demanda industrial das empresas instaladas na cidade (National, Matsushita, GM, Johnson, Embraer, etc). Em 1975, a Companhia Regional São Paulo, adquire metade dos lotes não utilizados e não construídos do Jardim Satélite e apresentou um projeto para a construção de casas com parceria do BNH, em terrenos muito parecidos com as super-quadras de Brasília onde haveria também quadras destinadas a Centros Comerciais (atuais Avenidas Andromeda e Cidade Jardim).
Com o nome de Loteamento Bosque dos Eucaliptos, uma parte foi entregue em 1977 na festa de aniversário de 210 anos de São José dos Campos, já com água encanada, esgoto e calçamento nas ruas, parte das moradias foram entregues em solenidade com o Prefeito Ednardo de Paula Santos.
Bosque dos Eucaliptos tem esse nome, porque na entrada do bairro foram plantados vários pés de eucaliptos pela empresa loteadora do bairro.
Foi loteado junto com o bairro, o Condomínio Quinta das Flores, um loteamento destinado a pessoas de maior renda, mas que só foi reconhecido como condomínio fechado em 2005.[4]
No projeto original de 1975, havia uma grande área destinada para ser um parque e também seria construídas uma Escola Modelo, Delegacia, Clube Recreativo, Creches, Hospital Pró-Visão, APAE, Igrejas, etc. Este local acabou dando origem aos bairros Jardim Portugal, Jardim Estoril,