O Mistério da Fabrica de Livros
Uma história que mostra o processo fascinante da produção de um livro junto com a emoção do primeiro amor de uma menina... Laurinha encontrara e agora via desfazer-se o seu primeiro amor. Um namoro inocente, que havia sido registrado pela imagem de um coração entalhado a canivete no tronco de um eucalipto, fora derrubado... Uma história vibrante e delicada, que entrelaça dois enredos: a história do amor de uma adolescente e a história da produção de um livro, o único veículo capaz de eternizar todas as histórias de amor." O Mistério da Fábrica de Livros - Pedro Bandeira.
A princípio assim que comecei a ler o livro, achei que fosse uma história infantil de uma garotinha boba e apaixonada, mais o livro, na verdade, fala sobre a produção de um livro, desde quando uma arvore é derrubada, para extrair a matéria prima, até chegar as grandes editoras de livros, falando sobre a produção e organização do mesmo. Mas dentro de tudo isso, entre a personagem principal: Laurinha.
- Ela chorava por Adriano. Depois do último sinal daquela manhã de aulas, a menina não quis ir direto para casa. Foi andando sem rumo, mas seus pés a levaram para onde se dirigiam seus pensamentos. Para o bosque. O lugar onde Laurinha havia vivido o momento mais gostoso de sua vida. O momento de descoberta. Com Adriano.
- Adriano...
Escondida de todos, a menina encostou-se em um tronco, aquele bosque gostoso, de tantas recordações maravilhosas, tudo estava do mesmo jeito, menos a presença de Adriano... O filme daquelas recordações tão queridas desenrolava-se dentro de seus olhos fechados. Os dois, juntinhos, mãos dadas, falando sem palavras, sorrindo carinhos, sentindo um ao outro, sozinhos no mundo.
Adriano escolheu uma árvore. Um dos eucaliptos maiores, majestoso, comprido como um mastro em busca do céu. Tirou do bolso um canivetinho e começou a riscar a casca do eucalipto. Um coração! Com uma flecha atravessada. Dentro dele, com capricho, duas