Linux em ambiente com tempo de resposta real
LINUX EM AMBIENTES DE RESPOSTA COM TEMPO REAL
Universidade Nove de Julho São Paulo - 2012
SUMÁRIO
Introdução....................................................................................................... Exemplo de aplicações para Sistemas de Tempo real................................... Considerações sobre o Sistema Operacional Linux....................................... Vantagens e Desvantagens............................................................................ Referências.....................................................................................................
3 3 4 4 5
2
Introdução Sistemas embarcados são o coração da maioria das máquinas e equipamentos que estão no nosso dia a dia. Entretanto, muitas vezes não reconhecemos estes equipamentos como computadores. Os chips e os sistemas que operam dentro deles estão, na maioria das vezes, escondidos dentro das funções básicas dos equipamentos. Operam de forma invisível para nós e seus contatos com o mundo exterior acontecem através de sensores e atuadores. Muitos destes sistemas trabalham em tempo real, onde não pode haver demoras ou imprevisibilidades do tempo de resposta. E o que isto significa? Um sistema de tempo real opera sob requerimentos críticos de resposta, ou seja, se uma tarefa não for completada em um período determinado de tempo ela simplesmente terá falhado. Exemplos:
1. Um sensor de temperatura que gera um input para um microcontrolador,
indicando que níveis críticos de temperatura foram atingidos, para que o microcontrolador possa atuar sob o sistema de refrigeração. Se o microcontrolador não atender às restrições de tempo do sensor de temperatura, a temperatura poderá atingir níveis críticos, e todo sistema poderá se danificar. Este caso é normalmente chamado de “Hard RealTime Systems”, ou numa tradução livre, Sistemas de Tempo Real altamente restritivos.
2. Um sistema de radar aeroespacial, que recebe