Boro, alumínio e seus compostos
RELATÓRIO DOS ELEMENTOS BORO, ALUMÍNIO E SEUS COMPOSTOS
Relatório dos elementos boro, alumínio e seus compostos, apresentado à disciplina de Química
Inorgânica do 2º período do curso de Química.
Professora Claudia Regina
Alunos: Karoline Germano
Adriana Furtado
William Hoffmann Dib
CURITIBA
SETEMBRO/2011
2 INTRODUÇÃO
O grupo 13/IIIA é o primeiro grupo do bloco p. Seus membros têm configuração eletrônica ns2np1, logo, espera-se que seu número de oxidação máximo seja +3. Os números de oxidação de B e Al são +3 na maior parte de seus compostos. Entretanto, os elementos mais pesados do grupo são mais propensos a reter os elétrons (efeito do par inerte); logo, o número de oxidação +1 passa a ser cada vez mais importante de cima para baixo no grupo.
Os compostos de tálio (I) são tão comuns como os compostos de tálio (III). Existem alguns pontos de semelhanças entre os elementos deste grupo. Porém, em geral os elementos apresentam uma variedade de propriedades e alguns contrastes. Indo do boro para o tálio encontra-se uma mudança das propriedades semimetálicas para metálicas: de óxidos ácidos para anfóteros e básicos, de haletos onde a ligação é covalente para haletos com caráter iônico. Esses contrastes nas propriedades químicas dos elementos de uma mesma família também ocorrem nos grupos IV e V, e em alguma extensão no grupo VI. Os elementos desta família são o Boro (B), Alumínio (Al), Gálio (Ga), Índio (In), Tálio (Tl), Ununtrio (Uut). O boro é um não-metal e forma sempre ligações covalentes, normalmente são três, utilizando orbitais híbridos sp2, com ângulos de 120º entre si.
Os outros elementos do grupo formam compostos trivalentes, sendo mais metálicos e iônicos que o boro. São metais moderadamente reativos. Seus compostos estão no limite entre aqueles com caráter iônico e covalente. Os raios atômicos não aumentam regularmente de cima para baixo dentro do grupo. Deve-se considerar