ELEMENTOS QUÍMICOS
É extremamente duro (9,3 na escala de Mohs, onde a pontuação máxima 10 pertence ao diamante) e razoavelmente eletropositivo, ou seja, tende a ser oxidado e formar ácidos, como o ácido orto-bórico (H3BO3).
Apresenta coloração marrom escuro sem brilho e é sólido na temperatura ambiente. Não conduz calor com eficiência na sua forma isolada, mas sob forma de nitreto de boro (BN) o faz tanto quanto um metal. Apresenta dois isótopos naturais, o Boro 10 (19,9%) e Boro 11 (80,1%); os outros radioisótopos possuem meias-vidas que variam de 0,77s (Boro 8) até 1 quintilhão de vezes menor que isso (Boro 9). O Boro puro não é tóxico, mas se ingerido em quantidades maiores que 50 mg causa indisposição. Seus compostos hidrogenados são muito mais prejudiciais, além de altamente inflamáveis.
Ocorrência
Por ser muito reativo, o Boro não é encontrado livre, mas em minérios como: a colemanite (Ca2B6O11. 5H2O), a ulexita (CaNaB5O9 . 8H2O) e a kernite ou bórax (Na2B4O7.4H2O e Na2B4O7.10H2O, respectivamente) – que são as principais fontes mundiais de Boro.
A maioria desses minérios são encontrados em rochas marinhas sedimentares e perto de vulcões. O Boro também é encontrado em verduras (de folhas verdes escuras), frutas (secas, amêndoas, uva, maçã e pêra) e legumes (feijões): as carnes, de qualquer tipo, não oferecem quantidade significativa de Boro ou de outro composto que o contenha. Sua concentração na crosta terrestre é de aproximadamente 10 ppm, ou seja, a cada 100 toneladas de rochas encontra-se 1 quilograma de Boro.
Reservas
A maior fonte de Boro no mundo está na Califórnia no deserto de Mojave (sob forma de kernite), porém outros