Quimica- tabela periodica - grupo 13
INTRODUÇÃO
O grupo 13 da tabela periódica é formado pelo não metal Boro (B), e pelos metais representativos Alumínio (Al), Gálio (Ga), Índio (In), e Tálio (Tl).
O Boro é um não-metal e sempre forma ligações covalentes. Normalmente forma três ligações covalentes com ângulos de 120``` entre si, utilizando orbitais híbridos sp². O Boro não possui nenhuma tendência de formar compostos monovalentes. Todos os compostos BX3’’’’ são deficientes em elétrons e podem receber mais um par de elétrons de um outro átomo, formando uma ligação coordenada.
O Boro também forma diversos compostos nos quais os átomos se dispõem de forma a gerar uma estrutura semelhante a de um “cesto”aberto, bem como algumas estruturas em forma de poliedros fechados. Este pode conter outros átomos, tais como o carbono. As ligações multicentradas formadas nesse tipo de compostos são de grande interesse teórico.
Os elementos Al, Ga, In e Tl são metais moderadamente reativos, e formam compostos trivalentes. Seus compostos se situam no limite entre aqueles com caráter iônico e covalente.
Os Elementos do grupo 13
Características dos Elementos
Boro
O boro é um elemento químico de símbolo B, número atômico 5 ( 5 prótons e 5 elétrons ) com massa atómica 11u. É um sólido na temperatura ambiente, classificado como não metal, trivalente que existe abundantemente no mineral bórax. Apresenta dois alótropos: boro amorfo que é um pó marrom e boro metálico, cristalino, que é negro. A forma metálica é dura (9,3 na escala de Mohs) e é um mau condutor à temperatura ambiente. Não foi encontrado boro livre na natureza. Fibras de boro são usadas em aplicações mecânicas especiais, como no âmbito aeroespacial. O boro foi identificado como elemento químico por