Boratos
O boro é um elemento químico de símbolo B, número atômico 5 (5 prótons e 5 elétrons) com massa atómica 11u. É um sólido na temperatura ambiente, classificado como semimetal ou metalóide, semicondutor, tri valente que existe abundantemente no mineral bórax.
Apresenta dois alótropos: boro amorfo que é um pó marrom e boro metálico, cristalino, que é negro.
A forma metálica é dura (9,3 na escala de Mohs) e é um mal condutor à temperatura ambiente. Não foi encontrado boro livre na natureza.
Fibras de boro são usadas em aplicações mecânicas especiais, como no âmbito aeroespacial.
O boro foi identificado como elemento químico por Jöns Jacob Berzelius em 1824.
Possui funções biológicas sendo encontrado em plantas e animais no qual modifica e possivelmente regula o metabolismo de minerais.
O boro é acumulado através de três vias geológicas distintas: óxidos ou silicatos de ferro, óxidos de magnésio sedimentados de fontes marinhas e hidratos de cálcio e sódio acumulados em regiões continentais com atividade vulcânica e que são as mais importantes economicamente que são os minerais bórax ou tincal, kernita, ulexita e a colemanita.
O bórax é encontrado no Deserto de Mojave na Califórnia onde está localizada a maior mina a céu aberto do mundo e a maior produtora de bórax, que responde por quase a metade dos boratos mundiais. Entretanto, os maiores depósitos conhecidos permanecem não aproveitados na Turquia Central e Ocidental, nas províncias de Eskişehir, Kütahya eBalıkesir.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO _____________________________________________ 2
1. BORATOS _____________________________________________ 4
1.2. BÓRAX ______________________________________________ 5
2. UTLIZAÇÃO DOS BORATOS NA AGRICULTURA ______________ 6
3. CONCLUSÃO __________________________________________ 7
4. BIBLIOGRAFIA _________________________________________ 8