Boost
1. Em uma certa comunidade, os políticos sempre mentem e os não-políticos sempre falam a verdade. Um estrangeiro encontra-se com três nativos e pergunta ao primeiro se ele é um político e recebe uma resposta. O segundo nativo informa então que o primeiro falou que ele não é um político, mas o terceiro afirma que o primeiro é um político. Quantos deste nativos são políticos?
2. Três prisioneiros estão num cárcere. Um deles tem visão normal, o outro tem somente um olho e o terceiro é cego.
O carcereiro falou aos prisioneiros que de um conjunto de três chapéus brancos e dois vermelhos, pegaria três e colocaria sobre suas cabeças, mas não é permitido ver a cor do chapéu sobre a própria cabeça.
O carcereiro reuniu os três prisioneiros com os chapéus na cabeça e ofereceu a liberdade ao prisioneiro com visão normal, desde que ele soubesse a cor do chapéu na sua cabeça. O prisioneiro confessou que não podia saber. O processo foi repetido com o prisioneiro que tem somente um olho e este deu a mesma resposta. O carcereiro nem se preocupou em fazer a pergunta ao prisioneiro cego, mas este afirmou que sabia a cor do chapéu na sua cabeça e disse
Após o que meus colegas viram com seus olhos, eu vejo claramente que o meu chapéu é branco
3. O inspetor Lafrite está encarregado da investigação de um roubo de quadros de uma galeria de arte. Os seus assistentes são: Raul e Geraldo, que o auxiliam na investigação e que prenderam quatro pessoas: Júlia, Diego, Miguel e Francisco. Após interrogar os suspeitos os dois assistentes fornecem a seguinte informação ao inspetor Lafrite:
a. Raul: Júlia é inocente, mas estou seguro que pelo menos um dos outros é culpado
b. Geraldo: se Diego é o culpado, há somente um cúmplice entre os outros
c. Raul: mas se Miguel é o culpado, há dois cúmplices entre os outros.
Ao que o inspetor Lafrite responde:
Se considero que o que vocês falam é verdade, então posso afirmar a culpabilidade de uma das quatro pessoas
Como