TRABALHO BUCK BOOST E BUCK BOOST
Disciplina de Eletrônica Industrial
Conversores Buck, Boost e Buck-Boost
Abril/2014
Introdução
Neste trabalho iremos tratar de três conversores DC/DC mais usados nos projetos práticos: Buck, Boost e
Buck-Boost. Em suma, o conversor Boost fornece uma tensão de saída maior do que a aplicada na entrada, o Buck fornece uma tensão de saída menor do que a aplicada na entrada e o Buck-Boost é inversor, em que a tensão de saída tem polaridade oposta a aplicada na entrada. Trataremos de cada um detalhadamente ao longo deste trabalho.
Conversor Buck
O conversor Buck (ou abaixador) regula a tensão de saída média para um nível inferior ao de entrada.
Isto é conseguido através de comutação controlada através de um IGBT, onde a tensão de entrada CC é ligada e desligada periodicamente, resultando em uma tensão média de saída mais baixa. A topologia do conversor Buck é mostrada na figura 1. Com o transistor conduzindo (diodo cortado), transfere-se energia da fonte para o indutor (cresce iL) e para o capacitor (quando iL>Vo/Ro). Quando T desliga, o diodo conduz, dando continuidade à corrente do indutor. A energia armazenada em L é entregue ao capacitor e à carga. Enquanto o valor instantâneo da corrente pelo indutor for maior do que a corrente da carga, a diferença carrega o capacitor. Quando a corrente for menor, o capacitor se descarrega, suprindo a diferença a fim de manter constante a corrente da carga.
Figura 1 - Conversor Buck
Figura 2 - Conversor Buck com chave ligada
Figura 3 - Conversor Buck com chave aberta
Quando a chave estiver ligada: VL = Vi – Vo
E quando a chave estiver desligada: Vl = -Vo
𝑽𝒐
𝑽𝒊
=
𝒕𝒐𝒏
𝑻𝒔
=D
Exercício:
Conversor Boost
Um conversor Boost (ou elevador) regula a tensão média de saída para um nível superior ao de entrada.
A tensão de entrada está em série com um grande indutor que age como uma fonte de corrente. A chave em paralelo com a fonte de corrente e a saída é