Nvivh7em Ppt8

810 palavras 4 páginas
Guia de utilização

4.2.
As crises do século XIV

Cristina Maia
Isabel Paulos Brandão
Cláudia Pinto Ribeiro
Isabel Afonso (revisora pedagógica)

FIM

A CRISE DO
SÉCULO XIV EM
PORTUGAL

A CRISE DO
SÉCULO XIV

A REVOLUÇÃO DE
1383

A CRISE
DINÁSTICA

A BATALHA DE
ALJUBARROTA

Todavia, os
Durante
esta séculos fase de
XII crescimento e XIII, a Europa foi viveu interrompida um período por uma de desenvolvimento profunda crise económica ee de económico social relativa no século prosperidade. XIV. Queres saber mais sobre esta grave crise?
Então, presta atenção aos documentos.

A Guerra dos Cem Anos

A Peste Negra

Que males estão presentes nos documentos?

Para
A
Todavia, miséria fazera face resposta e a àfome crise, dosprovocaram reis senhores e senhores não a revolta setomaram fazia de esperar grupos medidas, e demonstrava decomo camponeses a fixação a mesma que, dos salários armados violênciaeque eomal aumento as organizados, ações de levadas impostos, geraram a caboque pelos o pânico foram camponeses. mal entrerecebidas a nobreza.
Depoispelos
deSeguiu-se reunirem populares, um os tanto período seus exércitos, node campo violentas oscomo revoltosos perseguições na cidade. eram emassacrados pilhagens dos e as castelos suas aldeias dos nobres. destruídas. Lê o texto seguinte com muita atenção.
Dessa forma, avançando com armas e bandeiras, percorreram toda a região, matando todos os nobres que podiam encontrar e até o seu próprio senhor.
Os cavaleiros uniram as suas forças e, desejando vingar-se, percorreram os campos, degolando sem piedade os camponeses, tanto os revoltosos como os outros, quer estivessem nas suas casas ou ocupados a trabalhar nas vinhas e nos campos.
Jean de Venette, Crónica, 1340-1368

Explica, por palavras tuas, os acontecimentos relatados por Jean de Venette.
Camponeses atacam comerciantes e roubam os seus bens

Portugal também teve de enfrentar a crise provocada pela fome, peste e guerra.
Os reis portugueses procuraram solucionar este problema.

Relacionados