An Lise Campanha P O De A Car
Campanha: “Uma nova marca”
Agência: PA Publicidade (House da marca)
Peças
1.0 Mecanismos de coesão
Nas peças apresentadas podemos observar que há coesão entre texto e imagem, garantem a união entre as partes e elementos das peças publicitárias. O Mecanismo de coesão é por elipse e tem como operador argumentativo o ocultamento de um termo ou uma expressão que já apareceu anteriormente no texto. Quando é perguntado: Quer fazer alguém feliz?/ Quer fazer o planeta feliz? e Quer fazer você feliz?, ele oculta “para fazer alguém feliz faça isso”, respondendo então de uma forma direta.
2.0 Operadores Argumentativos
Os operadores argumentativos são palavras ou expressões que tem função efetuar uma ligação ou articulação entre os parágrafos, ou em trechos de um mesmo parágrafo. Os operadores argumentativos pertencem ao grupo de mecanismo de coesão por conjunção.
Nesta campanha não há operadores argumentativos, pois faz uso somente de verbos e preposição. A campanha ela fala de uma forma direta, não há uma ligação, é como se fosse uma lista, por isso não há os operadores.
3.0 Coerência
As peças da campanha apresentada tem coerência, pois existe uma lógica entre as ideias, fazendo com que uma complemente a outra, formando um significado único, vemos isso quando a pergunta “Quer fazer você feliz?” de um dos anúncios apresentados é respondida de uma maneira que tem ligação com o título da peça e assim estabelece sentido ao texto.
Pode-se observar que há coerência estilística, uma vez que os textos tem o mesmo formato, são claros e objetivos, pertencem ao mesmo estilo ou registro linguístico.
Os fatores para que haja coerência são:
- Conhecimento de mundo, pois, é necessário que o receptor tenha conhecimento prévio do que se trata a campanha, por exemplo, quando o texto apresenta o que é preciso para fazer o planeta mais feliz. Se o receptor não souber nada sobre o assunto não vai entender. É o conhecimento do receptor que diz se