bons trabalhos
1
1. INTRODUÇÃO
Um computador é uma máquina que executa ordens a fim de solucionar um determinado problema, através de uma programação. Para aprender a realizar esta programação, é necessário que o aluno desenvolva seu raciocínio lógico sobre o problema em questão. Assim, utiliza-se o algoritmo para permitir que os alunos resolvam um determinado problema através de uma seqüência lógica e finita de instruções (OLIVEIRA, 1999). FORBELLONE (1993) coloca que lógica é a arte de pensar corretamente e que nos ensina a colocar em ordem o nosso pensamento. Neste capítulo serão abordados os conceitos ensinados na disciplina de algoritmos com o objetivo de apresentar o processo de ensino-aprendizagem do mesmo nos cursos de
Informática. Além disso, serão apresentados alguns ambientes ao ensino e aprendizagem desta disciplina. 1.1 Lógica
Segundo o dicionário, lógica é a coerência de raciocínio, de idéias, seqüência coerente, regular e necessária de acontecimentos, de coisas.
Você pode observar essas coerências em exemplos práticos da vida real:
1. O número 5 é menor do que 10.
2. O número 15 é maior que 10.
3. Logo, 5 é menor do que 15.
Veja outro exemplo:
Dada a seqüência de números abaixo, qual é o próximo número?
0, 2, 4, 6, ...
A resposta certa é o número 8 (oito), visto que os números mostrados são os pares e o seu antecessor é o número 6 (seis). Estamos simplesmente usando a lógica, mesmo que de maneira intuitiva.
Outro exemplo não matemático:
1. Só me atraso para o serviço quando o ônibus se atrasa.
2. Hoje cheguei atrasado.
3. Logo, o ônibus estava atrasado.
1. Quando chove, não preciso regar as plantas do jardim.
2. Ontem choveu e hoje não.
3. Logo, ontem não precisei regar as planta. Já no dia de hoje, precisei.
São inúmeros exemplos, mas todos eles sempre obedecem a uma coerência lógica a fim de que possamos alcançar soluções para um determinado problema.
O objetivo principal desta disciplina é