Meu pé de Laranja Lima
Jaqueline S dos Santos
O livro Meu pé de Laranja Lima é a obra juvenil mais conhecida de José Mauro de Vasconcellos (Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 1920 - São Paulo, 24 de julho de 1984) era de origem nordestina (nasceu no Rio, mas foi criado em Natal), de uma família muito pobre, talvez seja até por isso que ele conseguiu transmitir com tanta riqueza de como era as agruras de Zezé. Esse livro cai muito bem pra quem não gosta de ler, pois é um livro que prende a atenção de quem está lendo podemos até disser que é um excelente “pega leitor”, ele também é recomendado para todas as idades e sem sombra de dúvidas iram amar essa história.
Zezé tinha uma vida e morava numa casa bem grande e confortável, o pai de Zezé estava desempregado e sua mãe trabalhava numa fábrica e pelo fato de o marido estar desempregado, ela passava o dia todo trabalhando para garantir o sustento de sua família. Por causa de toda essa dificuldade, Zezé e sua família se viram obrigados a se mudarem para uma casa menor que a anterior. Lá, Zezé conheceu seu amigo que a partir dali seria um grande companheiro ou melhor dizendo seu confidente, o pé de laranja lima. Ao longo do tempo, Zezé foi cuidando da árvore e ela crescia cada vez mais e ficava cada vez mais linda e cheia de frutinhas!
Ele é um menino especial, que envolve o leitor ao revelar seus sonhos e desejos, por meio de conversas com o seu pé de laranja lima, encontrando na fantasia a alegria de viver, ele é muito inteligente, sensível, criativo e danado, pois apronta bastante no decorrer da história como muitos falam parecia uma criança indiabada, principalmente na escola brigava bastante com os colegas, mas mesmo assim era amado por todos principalmente por sua professora. Dona Cecília Paim é a professora, Zezé é o menorzinho da turma, o menino sofre as injustiças do mundo adulto, aprende cedo demais o que é a dor e a tristeza. A infância deveria ser a fase mais feliz, mas nem sempre é