Bombeiro
Matriz Estratégica ou Matriz de Causalidade
Usada para selecionar os problemas principais a serem analisados. Trata-se do exame de cada um dos problemas levantados em relação aos demais com o fim de separar aqueles que são causa daqueles que são consequência de outros problemas.
Nas reuniões de levantamento de problemas, a matriz é usada como auxiliar de direcionamento dos trabalhos. Somente são analisados os problemas selecionados após a aplicação da matriz.
O modelo usado está baseado na modelagem proposta por Aldery e Vivacqua (1999), para priorização de problemas no processo de mudança e planejamento estratégico.
Método de aplicação
A causalidade é a relação de causa ou efeito que pode ser identificada entre os problemas e tem como objetivo identificar em um elenco de problemas percebidos:
quais deles guardam relação de dependência com outros problemas e,
qual é a dimensão desta dependência.
O método passo a passo
Passo 1 – Montagem da Matriz Montar a lista de problemas, descritos de forma clara e concisa, em um diagrama de causa e efeito e verificar se cada um dos problemas pode ser gerado a partir dos demais:
Preencher a matriz com os mesmos problemas nas linhas e nas colunas;
Obedecer à mesma ordem descrevendo-os exatamente da mesma forma;
As três últimas colunas devem ser nomeadas de “índice de causa - ICa”, “Índice de complexidade - ICp” e “índice de significância relativa - ISr”;
A última linha deve ser intitulada “índice de consequência - ICo”. Observe-se o exemplo a seguir:
Relação de causalidade entre Problemas
Problemas Problemas 1 2 3 4 N Soma I II III N Soma
Para preencher o quadro, deve-se questionar cada um dos problemas sobre a sua capacidade de gerar o outro problema descrito.
Eliminar a diagonal em que se relacionam os problemas de mesmo número;
Perguntar ao problema da