bombas bcp
O bombeio por cavidades progressivas é um método de elevação artificial em que a transferência de energia ao fluido é feita através de uma bomba de cavidades progressivas.
É uma bomba de deslocamento positivo que trabalha imersa em poço de petróleo, constituida de rotor e estator.
A geometria do conjunto é tal que forma uma série de cavidades herméticas idênticas. O rotor ao girar no interior do estator origina um movimento axial das cavidades, progressivamente, no sentido da sucção para a descarga, realizando a ação de bombeio.
O acionamento da bomba pode ser originado da superfície, por meio de uma coluna de hastes e um cabeçote de acionamento, ou diretamente no fundo do poço, por meio de um acionador elétrico ou hidráulico acoplado à bomba.
A utilização das bombas de cavidades progressivas para a elevação artificial de petróleo no
Brasil teve início em 1984, em fase experimental. Embora o número de instalações com esse tipo de equipamento seja ainda pequeno, devido à simplicidade do método e a eficiência na produção de fluidos viscosos, este método tem se difundido rapidamente.
Resumo de suas características:
• Bomba de deslocamento positivo que trabalha imersa em poço de petróleo, constituída de rotor e estator;
• Excelente para fluidos abrasivos e viscosos;
• Baixas vazões;
• Pouca profundidade;
• Temperatura do fundo é fator limitante;
• Inadequado para poços desviados.
BOMBEIO CENTRÍFUGO SUBMERSO ( BCS )
A utilização do bombeio centrífugo submerso está se expandindo na elevação artificial de petróleo pela crescente flexibilidade dos equipamentos disponíveis. Neste tipo de bombeio, a energia é transmitida para o fundo do poço através de um cabo elétrico. A energia elétrica é transformada em energia mecânica através de um motor de subsuperfície, o qual está diretamente conectado, através de um selo mecânico, a uma bomba centrífuga de múltiplos estágios. Esta transmite a energia para o