Bombas bcp e haste de bombeio
Departamento de Engenharia de Petróleo
Centro de Tecnologia
Completação de Poços
Dr. Flávio Medeiros Júnior
Equipamentos de Poço: Haste de Bombeio e Bomba BCP
BOMBEIO POR CAVIDADE PROGRESSIVA
O bombeio por cavidades progressivas é um método de elevação artificial em que a transferência de energia ao fluido é feita através de uma bomba de cavidades progressivas. A bomba de cavidades progressivas foi concebida no final da década de 1920 por René Moineau, a qual consiste de um rotor no formato de uma hélice simples externa que, quando gira dentro de um estator moldado no formato de uma hélice dupla interna, produz uma ação de bombeio. Inicialmente foi usada para transferências de fluido em geral e somente a partir de 1970 dá-se início a sua aplicação na indústria do petróleo, obtendo um grande sucesso nos campos de produção de fluidos com altos teores de areia. Uma configuração típica de um sistema de elevação por meio de um bombeio por cavidades progressivas é apresentada na figura 1.
O bombeio por cavidades progressivas é constituída de rotor e estator. O rotor ao girar no interior do estator origina um movimento axial das cavidades, progressivamente, no sentido da sucção da descarga, realizando a ação de bombeio. O acionamento da bomba pode ser originado da superfície, por meio de coluna de hastes e um cabeçote de acionamento.
Devido a simplicidade do método e da eficiência na produção de fluidos viscosos, o número de instalações com esse tipo de equipamento tem se difundido rapidamente. Dentre todos os métodos o bombeio mecânico por cavidades progressivas é utilizado em quase 90% dos poços produtores do mundo. Isso se deve ao baixo custo de investimento e manutenção, além de grande flexibilidade de vazão e profundidade, possibilidade de operar com fluidos de diferentes composições e viscosidades em largas faixas de temperatura, além de uma alta eficiência energética.
Este sistema de