Bombagem e drenagem de minas a céu aberto
Depois de terem sido feitos várias tentativas de esgoto, através de um sistema de bombagem, não se conseguiu atingir os objectivos pretendidos.
Foi feita uma seleção criteriosa dos materias usados para a bombagem e drenagem da água na referida mina.
O grupo de trabalho, com os conhecimentos adquiridos na disciplina de Hidráulica, e com o auxilio do docente da cadeira, apresenta dados que poderão servir como resposta ao problema em causa.
Introdução
Todos aqueles que trabalham no mundo da mineração são conhecedores da dualidade com que se apresenta a água: absolutamente necessárias para muitos dos processos e operações a serem desenvolvidos, mas também elemento que origina problemas e implica em custos adicionais importantes.
Todos estes problemas estão relacionados, com muita frequência, porque a mineração é desenvolvida sob o nível freático, com grande incidência também das águas superficiais, em maior ou menor intencidade. Daí deriva a necessidade de se drenarem as águas do entorno da mineração, muitas veses com grandes vazões, relacionados com o desenvolvimento de extensos conóides de drenagem, os quais devem ser mantidos ao longo da operação de mineração. Outras veses com afluências reduzidas, mas de grande transcendência para a melhoria das condições de estabilidade do maciço rochoso. Nestas circunstâncias, produzem-se repercussões hidrológias, ambientais e econômica, que impõem a gestão e manejo adequado dessas águas.
Logo existem pelo menos dois aspectos em que são fundamentais à influência das águas nas minas. Em primeiro lugar a água é necessária ás explorações mineiras em que existe uma fase inicial de tratamento de minérios que seja feita com água, para além das necessidades de água