bomba
1) Calcular a área de um êmbolo cujo diâmetro é de 20cm
2) Calcular a área de um êmbolo do lado da haste (anular), sabendo-se que possui um diâmetro medido igual a 18cm e o raio da haste é de 6cm.
3) Sabendo-se que a área do êmbolo é de 200cm2 e que a força ou carga a ser deslocada é de 8000kgf, determine a pressão necessária de trabalho.
4) Necessitando-se elevar uma carga de 20 toneladas e sabendo-se que o sistema hidráulico é capaz de trabalhar folgadamente a 50kgf/cm2, pergunta-se: qual o diâmetro interno deverá ter o cilindro, para realizar o trabalho?
5) O que ocorre a um cilindro, cuja área do êmbolo é de 100cm2 e a área anular, lado da haste, é de 50cm2, se as mesmas forem sujeitas à mesma pressão de 100kgf/cm2?
6) O que determina basicamente a velocidade de um atuador, e o que determina a sua força?
7) O que diz a lei da Continuidade?
8) O que é a equação de Bernoulli? E o que se entende dela?
9) Em sistemas hidráulicos comerciais, as bombas suportam pressão máxima de 210bar. Verifique se a bomba do circuito abaixo suportaria a pressão imposta pelo sistema.
10) Qual deve ser a vazão da bomba do circuito ao lado se o curso da haste é de 1 metro e ela deve elevar as cargas em um minuto?
11) Que carga pode elevar um cilindro se a pressão de trabalho é 30bar e o diâmetro de seu êmbolo é de 40mm?
12) Determine as pressões nos manômetros abaixo supondo (a) registro III fechado e o outros abertos; (b) suponha agora os registros I e III abertos e o II fechado; (c) suponha os registros II e III abertos e o I fechado.
13) Calcule a vazão mínima de uma bomba, para que ela avance um cilindro 32-20-200 para que ele complete seu curso em 5 segundos.
Nota: um cilindro é especificado pelo diâmetro do êmbolo, da haste e curso, em milímetros.
14) caso a vazão da bomba seja superior à requerida pelo cilindro, como se controla então sua velocidade?
15) calcule a vazão induzida de avanço e de retorno de um cilindro,sabendo que a