arquiteto
AUH-0325 Aspectos da Linguagem Contemporânea
Professora:Maria Cecilia Franca Lourenço
Aluna: Maite Gabilondo Díaz
ÍNDICE
Introdução
Sentido da açao
Imponderabilia
Vida pública/vida privada
Manifesto
Anexos
Conclução
INTRODUÇAO
Marina Abramovic (Iugoslávia, 1946) é uma das mulheres que realiza as performances mais singulares. Do 14 de Março ao 30 de Maio de 2010 teve lugar no MOMA uma retrospectiva das mais assinaladas ações performativas suas. Titulou-se The Artist is present. Esta e outras performances suas levam-nos a uma reflexão sobre o sentido destas ações.
SENTIDO DA AÇAO Marina Abramovic já se instalou na história das performances: se autodefine como a avó desta arte de ação e o MOMA acaba de realizar uma impressionante restrospectiva de suas mais famosas ações junto com uma nova posta em ação.Sua longa, nutrida, mediática e agressiva trajetória situa-a em um posto único, conseguido com um esforço sustentado e um estilo próprio. Abramovic começou a realizar arte de ação faz trinta anos e é das poucas –e quiçá a mais famosa- que ainda segue hoje fazendo performances. Percorrendo somente algumas delas podemos encontrar várias chaves interpretativas e sugestões sobre a arte de ação.
Às vezes aponta-se à infância de Marina como uma causa do sofrimento de caráter cru ou violento que protagoniza a maior parte de suas performances. Assim se assinala na revista Letras livres. Nasceu em Belgrado em 1946 e seus pais, militares, foram heróis da revolução e brigaram ao lado do marechal Tito, quem recompensou-os com altos cargos. Abramovic criou-se na vida de modestas mordomias da “burguesía vermelha” no naciente estado socialista mas herdou o espírito de sacrifício, rebeldia e disciplina de seus pais. Mas quiçá sejam suas mesmas ações as que indiquem mais de si