Bomba de gás hidrogênio
Usando Hidróxido de Sódio em solução aguosa e alumínio, é produzido o Aluminato de Sódio (NaAlO2) e o Hidrogênio (H2). A reação é exotérmica, ou seja, libera calor. A temperatura da mistura sobe rápida e chega a ferver a água. O NaOH libera calor para dissolver na água e a reação do alumínio com a solução também libera calor.
O Aluminato esta diluído na água, ele que deixa a água com a cor preta, o Hidrogênio é um gás que se dissipa no ar.
A Soda Cáustica, (nome popular do Hidróxido de Sódio) é uma base forte, em contato com a pele pode causar queimaduras, em contato com os olhos pode "queimar" a retina e ocasionar cegueira temporária ou permanente. Caso o produto entre em contato com pele, olhos e boca, lave em água abundante e em caso de reações alérgicas ou intoxicação, procure um médico. Gás hidrogênio é altamente inflamável e queima em concentrações de 4% ou mais H2 no ar.
Uma característica dos fogos de hidrogênio é que as chamas tendem a ascender rapidamente com o gás no ar.
2. OBJETIVO
Mostrar a reação química quando misturamos soda cáustica, água e alumínio.
3. MATERIAIS
Soda Cáustica;
Água;
Garrafa Pet;
Papel Alumínio;
Veda rosca;
Balão;
Isqueiro ou fósforo;
Colher;
Fita;
Papel ou vela;
Máscara;
Luva.
4. PROCEDIMENTO
Dentro de uma garrafa pet, colocamos pedaços de papel alumínio. Com a colher colocamos cuidadosamente a soda cáustica, logo após vedamos a rosca (da garrafa) com o veda roca, depois colocamos um balão preso na boca da garrafa. Aí esperamos alguns minutos, e quando o balão começar a encher, de longe, colocamos fogo, daí ocorre a explosão.
5. CONCLUSÃO
O alumínio em presença de uma base forte atua como acido e, em presença de um acido forte, ele atua como base. No caso do hidróxido de sódio, ele é uma BASE (não ácido). O gás liberado é o hidrogênio, que é altamente inflável e em contato com o fogo ocasiona uma explosão.
6. REFERENCIAS
Wikipédia: