ARMAS DE DESTRUICAO EM MASSA
Sufocantes: Como cloro, fosgênio, disfogênio. São gases de cor verde-amarelada e, no caso do cloro, têm cheiro de piscina. Quando inalados, estes agentes fazem com que fluído se acumule dentro dos pulmões, matando a pessoa por asfixia.
Hematóxicas: Cianetos. Os gases são incolores e podem cheirar a amêndoas. O cianeto de hidrogênio é absorvido pelos pulmões e, ao ser distribuído pela corrente sangüínea, afeta a habilidade dos tecidos do corpo de absorver oxigênio. Os órgãos mais afetados são o cérebro e o coração – que pode parar de funcionar em até oito minutos.
Irritantes: Gás mostarda, lewisite, yperite de enxofre ou azoto. O gás mostarda, na forma líquida, tem cor amarela. O cheiro destes agentes lembra o do alho, de gerânios ou de peixe, mas não é muito forte. Os gases queimam a pele, os olhos, e todos os órgãos internos por onde passem caso inalados, causando grandes ulcerações.
Neurotóxicas: Gases organofosforados, divididos em duas categorias – o grupo V e o grupo G. Os do tipo V são mais potentes e não têm cor nem cheiro, enquanto os do tipo G têm cheiro de frutas e são amarronzados. Na forma líquida, são absorvidos pela pele. Os gases neurotóxicos afetam o sistema nervoso, impedindo o transporte correto de mensagens entre o cérebro e os músculos do corpo. Uma quantidade muito pequena é capaz de provocar a morte em menos de dois minutos.
Os países de cores claras são os que têm arsenal químico.
Logo, o acordo mais moderno e conhecido é a CWC, é a mais recente combinação de controle de armas com forma internacional. Ele proíbe a produção, armazenamento e uso de armas