linfedema
Sistema linfático
O sistema linfático é uma rede de vasos especializados (vasos linfáticos) por todo o corpo, cuja finalidade é a recolha de líquido linfático em excesso com proteínas, lipídios, e produtos de resíduos de tecidos. Este líquido é em seguida transportada para os gânglios linfáticos, resíduos de produtos que contenham filtro e infecção de combate a células chamadas linfócitos. O excesso de líquido nos vasos linfáticos, eventualmente, é retornado para a corrente sanguínea. Quando os vasos linfáticos são bloqueados ou incapazes de transportar fluido linfático para longe dos tecidos, inchaço localizado (linfedema) é o resultado.
É formado pelos vasos linfáticos, órgãos como o timo, medula óssea, baço, as tonsilas e os linfonodos.
Por onde circula um líquido esbranquiçado, que é a linfa e é acometido por doenças degenerativas como o câncer ou causadas por vírus ou bactérias.
O que é um linfedema?
É um acúmulo localizado de líquido - de origem linfática determinado por deficiência na absorção ou condução da linfa.
Causas
As causas mais comuns do linfedema são:
Cirurgia com remoção dos linfonodos.
Radioterapia na região dos linfonodos.
Câncer metastático.
Infecção bacteriana ou por fungos.
Danos no sistema linfático.
Outras doenças relacionadas com o sistema linfático.
Tipos de linfedema
O Linfedema Primário pode ocorrer no nascimento, na adolescência ou na idade adulta e é devido a uma deficiência do sistema linfático.
O Linfedema Secundário pode resultar de uma cirurgia, como é o caso do câncer da mama, remoção de gânglios axilares, tratamentos à base de radiações, quimioterapia e como é óbvio em todos os casos onde houve uma interrupção do sistema linfático.
Classificação
Grau I - Linfedema reversível com elevação do membro e repouso no leito durante 24-48 horas, edema depressível à pressão.
Grau II - Linfedema irreversível com repouso prolongado, fibrose no tecido subcutâneo de moderada a grave e edema não