Trabalho Qu mica
Devido sua natureza e estrutura simples, constituído por apenas um próton e um elétron, o hidrogênio foi de grande importância para a ciência atômica, desde ao desenvolvimento da teoria de estrutura atômica até o estuda da natureza das ligações químicas.
Hidrogênio é o elemento mais abundante no universo, compondo 75% da massa total do universo e representa mais de 90% dos átomos existentes. Este elemento é encontrado em grande abundância em estrelas e planetas gigantes de gás. Nuvens moleculares de H2 são associadas a formação de estrelas. Entretanto, o gás de hidrogênio é muito raro na atmosfera da Terra (1 ppm volume) devido à sua baixa densidade, o que o possibilita “escapar” da gravidade da Terra mais facilmente que os gases mais pesados. Entretanto, o hidrogênio (na forma combinada quimicamente) é o terceiro elemento mais abundante na superfície da Terra. A maior parte do hidrogênio da Terra está na forma de compostos químicos tais como hidrocarbonetos e a água. O gás de hidrogênio é produzido por algumas bactérias e algas, e é um componente natural do flato. Metano é uma fonte de hidrogênio de crescente importância.
Grandes quantidades de H2 são necessárias nas indústrias de petróleo e química. A maior aplicação de H2 é para o processamento ("aprimoramento") de combustíveis fósseis, e na produção de amoníaco. H2 é utilizado também como um agente hidrogenizante, particularmente no aumento do nível de saturação de gorduras insaturadas e óleos (encontrado em itens como margarina), e na produção de metanol. É semelhantemente a fonte de hidrogênio na manufatura de ácido clorídrico. H2