Bom o document rio come a numa primavera
Vista da montanha nevada a superfície do oceano que se estende por 28 quilômetros se transformou num lençol solido de gelo, logo adiante esta o mundo onde Silas nasceu que é uma morsa, aqui uma mae morsa pode cuidar de seu bebe, usando as barbatanas sensitivas memorizam a fisionomia dos outros para o resto da vida,serão 3 longos anos para aprender tanto.
Morsa fêmea não da a luz com muita frequência por isso seus bebes são protegidos não so pela mae mais sim por todo o grupo, e elas não são apenas um grupo mas uma família unida, ficam todos uns em cimas dos outros.
A foca anelada faz vários buracos nos capôs gelados para sua respiração, elas são a comida preferida dos ursos polares, a foca anelada tem um forte aliado o gelo ela pode se esgueirar para dentro de uma caverna dentro da neve solida onde se esconder, mas infelizmente os ursos podem podem farejar um metro através da neve.
Diferentes da mães ursas as mães focas não procuram comida sozinhas uando uma sente fome o grupo todo sente e elas caçam em grupo , que duram 3 dias.
Começa a se aproximar o verão uma época de jejum para os ursos, quando seu território de caça começa a rachar num prévio período de calor, o sol de 24 horas penetra fundo nas aguas escuras, mas o gelo rapidamente cobre o litoral se estendendo pelo mar.
Fo gelo volta a aparecer mas 3 messes atrasado, a tempestada de neve esta caussando um desastre e terra a temperatura cai para 58 graus negativos o vento atinge cerca de 130 qilometros por hora.
As morsas começam a nadar e terão que continuar por pelo menos 1 semana para encontrar uma nova ilha para morar.
Dias mais escuros sinalizam a volta do gelo