bom retiro
Seu nome se origina da "Chácara do Bom Retiro", uma das destinadas ao lazer das famílias ricas no final do século XIX. Abrigou primeiro prédio no Brasil destinado à instalação de uma linha de montagem de automóveis, com a inauguração da fábrica da Ford do Brasil na Rua Solon em 1921. Esse prédio, que ainda existe, foi a sede da filial brasileira da Ford até 1953.
A partir da década de vinte judeus chegaram ao bairro e em grande número no final dos anos trinta devido a 2ª Guerra Mundial,desde o início exercendo o comércio. A partir dos anos 60 chegam os sul-coreanos e compram as principais lojas do bairro, principalmente nosanos 80. É nessa época que as indústrias cedem lugar ao comércio de roupas mesclado com pequenas indústrias de confecção e tecelagem.
Hoje em dia é um bairro multicultural, com pessoas de diversas origens, principalmente italianas, judaicas, gregas, coreanas e, mais recentemente, bolivianas. O Bom Retiro é relativamente extenso e limita-se com os bairros de Santa
Cecília, Santana, Ponte Grande, Ponte Pequena, Canindé, Pari, Luz e Campos
Elíseos.
Cerca de 70% do comércio local é administrado pelos coreanos. Boa parte do comércio se modernizou e hoje exibe vitrines dignas de figurar em endereços de alto padrão.Segundo estimativa do IBGE em 1950 o bairro do bom retiro contava com 45.880 habitantes e hoje tem 34.637.
O uso residencial é mesclado aos usos comercial e industrial em toda área, geralmente de padrão médio, mas com muitos moradores vivendo em residências de baixo padrão, na região também é comum residências e edifícios residenciais com comércios no térreo e também casas e sobrados de origem operária. No ano de 2000, a maior parte da população do distrito residia em apartamentos. Tanto o comércio quanto a atividade industrial são ligados principalmente aos setores de confecções e tecelagem. O