Bom Retiro PI
No início do século XX, foi inaugurada, em São Paulo, a Estação da Luz, uma imponente construção inglesa que logo tornou-se o portal de entrada da cidade, este fato contribuiu para o desenvolvimento cultural, comercial e turístico do Bairro do Bom Retiro. Com o aumento do fluxo de pessoas que transitavam na Estação, hoje podemos observar uma miscigenação impressionante na região: italianos (imigrantes pioneiros), judeus, coreanos entre outros.
Os diferentes grupos étnicos obtiveram fácil adaptação ao bairro principalmente pelo fato dele estar situado bem próximo do Centro da capital e hoje possui um potencial turístico inestimável, cercado pelo Parque da Luz, Pinacoteca, DOPS, Estação Júlio Prestes, Sala São Paulo, Museu de Arte Sacra entre outros diversificados atrativos que infelizmente é mal explorado pelo turismo.
Como em qualquer outro grande centro, o Bom Retiro enfrenta sérios problemas com a criminalidade, com a presença de comércio informal, indigentes, tráfego de entorpecentes e o abandono de prédios públicos e privados, o que gera um grande número de cortiços espalhados por todo o bairro.
A segurança conta com bases comunitárias da Polícia Militar e patrulhas da Polícia Metropolitana, mas mesmo assim ainda são insuficientes para afastar mendigos e pichadores que causam um impacto visual na imagem do bairro fazendo com que os turistas e visitantes procurem atrativos alternativos para conhecer e visitar.
Com a implementação turística, muitos desses problemas serão sanados permitindo que os turistas possam visitar a região tranqüilamente, usufruindo de todos os atrativos que o bairro do Bom Retiro pode oferecer, possibilitando também que os mais diversificados públicos freqüentem a região sem que tenham problemas com a locomoção, facilitando o acesso tanto para crianças como para pessoas da terceira idade.
Problemática:
Dentre os diversos problemas que predominam no bairro, os que culminam com o possível