Relatorio Controle De N Vel Lab View
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
REDES NEURAIS E RECONHECIMENTO DE PADRÕES
Relatório de Técnicas Avançadas de Programação
Sistema de controle Proporcional-Integral de nível de um reservatório
Jean-Kéllen Leles Meira
Matr: 20142PGEN0147
Vitória
2014
Objetivo
O objetivo deste relatório é apresentar e discriminar todo o sistema de controle de nível de um reservatório utilizando-se da ferramenta LABVIEW e uma Placa USB-6212 da National Instruments para o controle Proporcional-Integral de nível d’ água.
Análise do fluxograma do sistema
Fazendo uso do fluxograma do sistema, ANEXO 1, podemos observar que em todo o fluxograma, temos apenas uma entrada (In) e uma saída (out) de dados. Os circuitos eletrônicos responsáveis pelos comandos da válvula e leitura do transmissor de nível são analógicos e operam dentro da faixa de 1 a 5Volts. Nesta escala de operação, reserva – se o valor “0 Volts” para verificação de falhas e ou cabeamento rompido, esta convenção é aplicada por norma às entradas e saídas nos projetos de controle.
O sistema de controle Proporcional-Integral de nível para o reservatório é desenvolvido dentro da plataforma LABVIEW, é nesta etapa que são feitos os ajustes de nível, ganhos e a lógica “In/Out” para os dados de entrada e saída da interface de controle USB-6212 da National Instruments, ANEXO 2.
Diagrama de blocos
1 - Condicionador de sinal [1] – Etapa responsável pelos ajustes manuais do sinal de entrada a ser interpretado pelo controlador. Dois blocos operacionais, fracionam o intervalo de nível do reservatório (0 a 27 Polegadas) e o condiciona proporcionalmente a um novo intervalo (0 a 4) de operação para o cálculo do Erro.
2 - Erro – Faz a diferença entre valor de entrada ajustado no potenciômetro do Condicionador [1] e o sinal de entrada medido (Processado do Transmissor de Nível). Quando os dois sinais estiverem no mesmo nível, retornará um valor nulo (0) em sua saída