Di Lise
POLO: Mostardas
Interdisciplina: Fenômeno da Natureza IV
Eixo Temático: 2
Semestre: Quarto
1- Usando a variação da temperatura ambiente e a quantidade de líquidos ingeridos, como é formada uma urina diluída ou concentrada?
A urina é uma solução aquosa complexa, constituída de sais inorgânicos e produtos orgânicos da eliminação, provenientes do metabolismo. Podem ocorrer grandes variações na concentração dessas substâncias, devido à influência de fatores como a ingestão alimentar, a atividade física, o metabolismo orgânico, a função endócrina e até mesmo a posição do corpo. Maiores concentrado na urina é ureia e creatinina. O principal componente inorgânico dissolvido na urina é o cloreto, seguido pelo sódio e o potássio. Outras substâncias encontradas são: hormônios, vitaminas e medicamentos. Havendo necessidade de reter água no interior do corpo, a urina fica mais concentrada, em função da maior reabsorção de água; havendo excesso de água no corpo, a urina fica menos concentrada, em função da menor reabsorção de água. O corpo humano tem um regulador hídrico chamado hormônio antidiurético, também conhecido como arginina-vassopressina (AVP) A principal função do ADH é controlar a osmolalidade e o volume dos líquidos corporais.
2- Como funciona uma máquina de diálise?
O Dr. Dráuzio Varella fez uma entrevista com Elias David Neto é médico nefrologista, responsável pelo setor de transplantes de rins. Que disse: ‘’ Existem dois tipos de diálise: a diálise peritoneal e a hemodiálise. O mais comum é a hemodiálise, que exige uma preparação anterior no braço para tornar o vaso mais resistente à passagem do sangue, que é retirado pela artéria, passa pelo filtro da máquina de diálise e é devolvido pela veia. O volume que fica fora do corpo a cada momento é bem pequeno, 150 ml (temos aproximadamente cinco litros), só que a velocidade é muito grande, o que permite filtrar grandes quantidades. Num processo contínuo, o sangue passa pelo