Bolsa Familia
O brasil antigamente sofria muito de desigualdade e mal concentração de renda. Para a resolução desse problema, a partir da década de 90, vários programas sociais foram introduzidos no país, com o objetivo de redução da pobreza extrema, entre os quais, a Bolsa-escola e a Bolsa alimentação. Estes programas, e outros, foram aglomerados, em 2003, para a constituição do Programa Bolsa Família (PBF).
Bolsa Família é um programa social fundado pelo presidente Luiz Inácio da Silva (PT) em 2003, consiste em redução da pobreza, miséria e na produção de um melhor viver nas famílias pobres.
Destinado às famílias carentes com rendas mensais relativamente baixa. Transferindo renda diretamente às famílias, única obrigatoriedade das mesmas é seguir as condicionalidades determinadas.
As condicionalidades apresentadas vão a presença escolar até área da saúde, como por exemplo a vacinação em dia.
Para o seu correto funcionamento ocorre fiscalizações para relatar se as pessoas estão seguindo realmente essas condicionalidades propostas, se ocorrer o contrário punições serão realizadas.
Desde a sua criação, o programa tem proporcionado uma série de estudos e análises para então avaliar se o seu funcionamento está sendo realmente eficaz na redução da pobreza, que é o seu principal objetivo. Opiniões dizem que sim outras que não, durante a pesquisa relataremos dados que demonstram resultados e alguma das opiniões.
2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Programas sociais são importantes no Brasil, muitos boatos dizem que nenhum governo se preocupou com os pobres, apenas o PT, mas é errado. Propostas foram lançadas antes mas nenhuma com total sucesso.
A primeira foi do senador Eduardo Suplicy que propõe a criação do “Programa de Garantia de Renda Mínima”, onde que seu princípio era que todos os brasileiros adultos recebessem anualmente menos de Cr$ 45.000,00, nesse caso somente os maiores de 25 anos segundo o projeto, mas sem exigência como possuir