biomedicina
Disciplina Epidemiologia
Prof. Anderson Sena Barnabe, Profa. Rosana Diaz e Profa Jussara Marchi
EPIDEMIOLOGIA
Introdução e conceitos Básicos sobre Epidemiologia
Histórico e evolução da Epidemiologia
A Epidemiologia teve vários conceitos e definições através dos tempos (Pereira, 2002). Na antiguidade, basicamente todas estavam limitadas à preocupação com as doenças transmissíveis (Pereira, 2002, Abrasco, 1990). Recentemente, com a evolução de ciências correlatas a saúde tais como a imunologia, microbiologia, sociologia e ecologia, a epidemiologia se agrega as outras áreas temáticas, incluindo também estudos sobre a evolução das doenças não transmissíveis e da violência (fatores importantes nas causas de mortalidade e adoecimento –MORBIMORTALIDADE- da população na atualidade).
Vejamos algumas definições:
“A epidemiologia é um campo de ciência que trata de fatores e condições que determinam a freqüência e ocorrência de doenças e agravos entre grupos” (Maxci, 1951).
“Seria o estudo da distribuição e dos determinantes da freqüência das doenças no homem” (Sucker, 1973)
Dentre as mais de 23 definições encontradas na literatura recente, o seguinte resumo se encaixa na sua grande maioria: Ramo da ciência que estuda, na população, a ocorrência, distribuição e fatores determinantes dos eventos relacionados à saúde. (Lilienfeld, 1990).
Baseado na própria origem da palavra: epi = sobre; demos = população; logia = estudo (epidemia é um termo antigo, aparecendo já nos textos da Grécia clássica), porém a referência mais antiga consta de um texto espanhol sobre peste bubônica no séc. XVI (OPAS, 1988). Atualmente, espera-se que os profissionais de saúde busquem na epidemiologia moderna uma maneira de tentar compreender, controlar e evitar reincidências de patologias, com dados comparativos que tentam minimizar os impactos da evolução das doenças transmissíveis e crônicas na população, assim como elaborar