Bolsa de Valores e Crise do Capitalismo
Índices de valor de mercado relacionam o valor de mercado da empresa, medido pelo preço atual de sua ação, com alguns valores contábeis. Esses índices fornecem informações sobre como os analistas do mercado avaliam o desempenho da empresa em termos de risco e retorno. Tendem a refletir, em termos relativos, a avaliação que os acionistas ordinários fazem de todos os aspectos do passado da empresa e do desempenho futuro esperado. Aqui, tratamos de dois índices de valor de mercado populares, um que concentra nos lucros e outro que leva em conta o valor nominal. Índice preço/lucro (P/L)
O índice preço/lucro (P/L) é muito usado para avaliar a maneira como os proprietários enxergam o preço da ação. O índice P/L mede o montante que os investidores estão dispostos a pagar por unidade monetária de lucro de uma empresa. O nível desse índice indica o grau de confiança que os investidores depositam no desempenho futuro da empresa. Quanto maior o índice preço/lucro, maior a confiança. O índice preço/lucro é calculado da seguinte maneira:
Índice preço/lucro (P/L) =Preço de mercado por ação ordináriaLucro por açãoSe as ações ordinárias da Companhia X estivessem sendo negociadas a $ 32,25 no fim de 2009, o índice preço/lucro nesse período, o LPA de $ 2,90, seria$ 32,25$ 2,90 = 11,10
Esse resultado indica que os investidores estavam pagando $ 11,10 para cada $ 1,00 de lucro. O índice preço/lucro é mais informativo quando aplicado em análise em corte transversal, usando um índice preço/lucro setorial ou o de uma empresa benchmark.
Índice de valor de mercado/valor patrimonial (VM/VP)
O índice de valor de mercado/valor patrimonial (VM/VP) fornece uma avaliação de como os investidores encaram o desempenho da empresa, relacionando o valor das ações da empresa ao seu valor patrimonial, o valor contábil em forma pura. Para calcular o índice VM/VP, precisamos antes identificar o valor patrimonial por ação ordinária:
Valor patrimonial por ação