Bolivarismo
Definição: É um movimento político libertário da América Latina inspirado nas ações do militar venezuelano Simón Bolívar (1783-1830), que liderou as guerras de independência contra o domínio espanhol em várias nações da América do Sul: Venezuela, Colômbia, Panamá, Equador, Peru e Bolívia (nomeada em homenagem a ele).
Objetivo: O pan-americanismo(expressão utilizada para designar a solidariedade política entre os países do continente americano) de Símon Bolívar tinha como objetivo unir os países da America Latina, promovendo leis de comercio entre os membros,também via isso como uma necessidade contra um possível ataque da Espanha, já que os países eram recém-independentes.
Nessa tentativa,foi feita uma confederação dos países da América Latina no Panamá(que ficou conhecida como Congresso do Panamá).O congresso foi um fracasso total por diversos motivos, entre eles a ausência do Brasil,Argentina e Chile, mais a oposição da Inglaterra por interesses comerciais.Apesar da ineficiência da reunião,os ideais de Bolívar não morreram,e novos congressos foram reunidos, Seus ideais deram bases ao solidarismo continental.
Bolívar sonhava em transformar os países da América Latina em uma confederação de nações livres, unidas entre si por um corpo de leis em comum para tratar de política externa. Resumidamente, uma espécie de Estados Unidos da América do Sul. O mais próximo que ele chegou disso foi a fundação da Grande Colômbia, país que durou de 1819 a 1830 e faziam parte dele a Venezuela, o Panamá, o Equador e a Colômbia atuais, além de territórios que hoje pertencem ai Brasil, à Costa Rica, ao Peru e à Guiana.
Contexto histórico: O trabalho tem como objetivo mostrar, historicamente, como o continente americano foi influenciado no século XIX por duas grandes e revolucionárias ideologias políticas.
De um lado, os norte-americanos proclamaram a Doutrina Monroe: “América para os americanos” e, de outro, um revolucionário venezuelano, influenciado pela Revolução