America latina
O presente trabalho tem como tema principal apresentar dois importantes personagens da história latino Americana: Simón Bolívar e José San Martín. E fazer uma comparação entre eles, passando por diversos acontecimentos , como a ideia de junção dos países recém independentes de Bolívar, conhecido como Bolívarismo, o encontro entre San Martín e Bolívar na cidade de Guayaquil, e o desfecho de todo esse capítulo envolvendo as lutas por independência.
Simón Bolívar
Simón Bolívar foi um revolucionário sul-americano nascido em Caracas, no vice-reinado de nova granada, posteriormente Venezuela, que dedicou sua vida à luta contra a presença espanhola na América do sul, e tinha como desejo uma união entre os novos estados independentes (pan americanismo) conhecido como bolivarismo. Bolívar expressou sua vontade de ver uma América unida na Carta da Jamaica e no congresso do Panamá. Porém alguns fatores contribuíram para o fracasso de suas ideias:
-Questão geográfica: Cordilheira dos Andes;
-Extensão territorial;
-Presença dos caudilhos
-Disputa por áreas fronteiriças;
-Pressão interna norte-americana.
Foi educado sob os cuidados de Simón Carreño Rodríguez, pedagogo revolucionário, que lhe ensinou o amor à liberdade. Viajou para Espanha para completar seus estudos.
A ideia de "nações livres" era, provavelmente, na época, o objetivo mais importante, pois sem a liberdade, não seria possível a conquista dos outros objetivos. E para isso, Bolívar não foi só um idealizador, e sim, um verdadeiro guerreiro, enfrentando as mais diversas batalhas. Mas ele não estava sozinho nessa luta. Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade haviam se enraizado nos povos latino-americanos, pois o que se viu não foi uma luta isolada de Simón e seus fiéis seguidores. Foram lutas por toda a América Latina, onde cada região teve o seu "libertador", como era chamado Simón.
Na questão de independência, Bolívar via como necessária uma nação não só independente, mas também