Boletim Esperan A 71
SEMINÁRIO COM ANA GUIMARÃES
No dia 12 de abril de 2015, o GECE promoveu o seminário sobre o tema “Penas e Recompensas”, tendo como palestrante
Ana Guimarães.
Iniciou sua fala com palavras esclarecedoras sobre a importância de passarmos pela vida, vivendo harmoniosamente e permanecendo nos corações de quem nos acompanhou, alertando que, apesar das dificuldades impostas pela sociedade, nós podemos praticar a ética, fazer o bem e construir o amor maior.
Mencionou que, quando falamos em penas, imaginamos alguém sendo penalizado ou sofrendo sanções, sendo esta a visão do indivíduo, mas advertiu que Deus não é juiz nem julgador e, portanto, não sentencia. Na verdade, Deus dá a oportunidade para que a criatura reconsidere seus atos.
Citou a doutrina espírita como a mais consistente, com as possibilidades de o ser humano se posicionar pela busca de si mesmo: "Conhece-te a ti mesmo".
A partir de diversos exemplos históricos, demonstrou os obstáculos ao crescimento humano, onde o orgulho e o egoísmo destacam-se como grandes ofensores. Chamou a atenção para as dificuldades vividas, cotidianamente, no grupo familiar, tais como a de desculpar e a de relevar, evocando o discernimento para que o bom senso possa prevalecer em nossas atitudes.
Seguiu exemplificando com as ações humanas e enfatizou a humildade vivenciada por Jesus, na tentativa de sensibilizar a Humanidade, esclarecendo que nela estão contidas todas as virtudes e que estas são conectadas umas às outras.
Explanou sobre o arrependimento, alertando que, se não reconsideramos nossos atos, desenvolvemos processos doentios. Enfim, destacou o perdão, sugerindo que o utilizemos em todas as circunstâncias da vida.
Dessa forma sutil e delicada, nos levou a rever nossa compreensão do sentido das penas e recompensas, propiciando o entendimento de que somos nós mesmos que construímos as próprias penas. Assim, deixou muito elucidadas as mudanças necessárias para nos conduzirmos na direção da realidade do bem, a