Bola
QUANTITATIVA
Prof. Dr. Antonio José Manzato1 e-mail: manzato@dcce.ibilce.unesp.br
Profa. Adriana Barbosa Santos e-mail: adriana@dcce.ibilce.unesp.br
Resumo
O levantamento de dados para pesquisa quantitativa por meio de questionários requer cuidado especial. Deve-se considerar que não basta apenas coletar respostas sobre questões de interesse, mas sim saber como analisá-las estatisticamente para validação dos resultados. O assessoramento estatístico numa pesquisa quantitativa auxilia o pesquisador que desconhece requisitos básicos a serem obedecidos em pesquisas de campo.
Aspectos como: tamanho de amostra; que tipo de questionário elaborar; redação das questões; as formas de análise dos dados; margem de erro; como relacionar o questionário com a formatação do banco de dados; o processo de seleção dos indivíduos que devem compor a amostra; entre outros, são alguns pontos importantes que devem ser observados cuidadosamente em qualquer pesquisa.
A tentativa de conhecer as percepções, a satisfação, as expectativas e as opiniões dos indivíduos está intimamente ligada a esse contexto e é objeto de estudo de várias áreas do conhecimento. Marketing, Administração de Empresas, Estatística, Engenharia de Alimentos,
Biologia, Medicina, Psicologia, são algumas das que muito se utilizam dessa técnica para levantamento de dados junto a um segmento de indivíduos de interesse; seja para medir satisfação do cliente, ou para investigar fatores associados a uma doença, ou para uma análise sensorial, ou para derivar métodos de análise de dados.
Palavras Chaves: metodologia científica, questionários, pesquisas científicas.
1
Departamento de Ciência de Computação e Estatística – IBILCE – UNESP
1
Conteúdo
1. Metodologia científica
2. A pesquisa
3. Projeto de pesquisa
4. Classificação da pesquisa
5. Abordagem estatística na pesquisa quantitativa
6. Planejamento de um questionário
7. Realização de