Estagio de gestão escolar
JANNUZZI, Paulo Martino. Indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas sociais no Brasil. Revista do Serviço Público. Brasília 56 (2): 137-160. Abr/Jun 2005.
Paulo de Martino Jannuzzi, paulista, mestre em Administração Pública e tem pós-doutorado em demografia pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas, ENCE, Brasil. É Professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e também da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Atualmente e Secretário de Avaliação e Gestão da Informação no Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
O texto “Indicadores para diagnostico, monitoramento e avaliação de programas sociais no Brasil” de Paulo de Martino Jannuzzi tem o objetivo de apresentar as formas como as informações estruturadas podem ser empregadas nas diferentes etapas do ciclo de formulação e avaliação de programas públicos. Para isso, inicialmente, apresentam-se, nas duas primeiras seções, os aspectos conceituais básicos acerca dos indicadores sociais, as suas propriedades e as formas de classificá- los. Depois, discute-se uma proposta de estruturação de um sistema de indicadores para subsidiar o processo de formulação e avaliação de políticas e programas públicos no País. Conclui-se o texto defendendo a necessidade de se estruturar sistemas de indicadores que se apóiem na busca de informações já existentes em fontes secundárias e na produção de dados no âmbito dos próprios programas.
Jannuzzi postula que, no campo das políticas públicas, os indicadores sociais são medidas usadas para permitir a operacionalização de um conceito abstrato ou de uma demanda de interesse programático, onde os indicadores prestam-se a subsidiar as atividades de planejamento público e a formulação de políticas sociais nas diferentes esferas de governo, possibilitam o monitoramento das