Bois
Nos meados da década de 1900, surge a Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados, através do escocês Robert Fraser, que se juntou a um grupo Inglês, posteriormente passando à se chamar São Paulo Alpargatas Company S.A.
O grupo começou a se destacar na produção das Alpargatas Roda e do encerado Locomotiva, em uma fábrica localizada em São Paulo, mais precisamente no bairro da Mooca. A popularidade e fácil acesso ao tipo de calçado fazem a produção aumentar muito na lavoura, onde o item descrito era muito bem aceito. Com o pós-guerra, a dificuldade por acesso à matéria prima e também como surto de gripe espanhola prejudicam a continuidade da produção. Alpargatas Roda Encerado Locomotiva
Ao final dos anos 1920, as ações do grupo já estavam abaladas, devido à quebra da Bolsa de Valores e chega ao fim a produção do calçado mais acessível e popular do mercado Brasileiro.
Com o passar do tempo e a superação e retomada do mercado, a Alpargatas Roda volta à ser fabricada e também um novo calçado de couro. Durante a revolução de 1932, a empresa é chamada a produzir outros artefatos, como facas, mochilas e fardas.
Nos anos 1940, após a nova denominação da empresa, a São Paulo Alpargatas S.A, passa a valorizar mais seus funcionários, concedendo direitos que muito posteriormente foram sancionados em lei e também passa a fabricar sua primeira calça jeans, à partir do lançamento do Brim Coringa, chamada calça Rodeio.
Em 1950, com o lançamento do tênis Conga e de outro modelo para jogadores de basquete, o Bamba Basquete, o grupo se destaca no ramo dos calçados nacionais.
Alpargatas Roda
Finalmente, chegamos ao ano de 1962, após o lançamento da famosa Bota Sete Léguas, temos o início da produção das “Sandálias Havaianas”, nossa marca escolhida.
A sandália foi inspirada em um típico calçado utilizado pelos