boil over
Acontece quando um recipiente com líquidos inflamáveis está em chamas e jogamos água. Esta água vai para o fundo do tanque devido sua maior densidade e ao chegar ao fundo, ela atinge seu ponto de fervura, assim, seu volume aumenta até 1700 vezes e expulsa o líquido inflamável do recipiente, causando uma espécie de explosão. Um fenômeno muito perigoso para toda área próxima.
Vamos usar um exemplo com petróleo:
•
Petróleo fica tão quente que pega fogo por si só...
•
Na tentativa de apagar o fogo, jogamos água dentro do recipiente...
•
A água é mais densa do que o petróleo, por isso vai para o fundo. À medida que a água toca o fundo, ela é aquecida acima do seu ponto de ebulição e vaporiza instantaneamente...
•
O vapor de água se expande rapidamente, causando um jato de óleo para fora do recipiente e para o ar, onde a sua área superficial aumenta imensamente, e a combustão prossegue muito mais rapidamente, formando assim uma bola de fogo. BOIL OVER A água é um dos elementos mais utilizados na extinção de sinistros em função do fato de encontra-se em abundancia na natureza e por sua capacidade de absorção de energia térmica. Tal capacidade de resfriamento é de aproximadamente 2.600 kw/ls, ainda que teste práticos decline para 1/3 desse valor, ou seja ,2/3 da água não produz nenhum efeito sobre o incêndio. No entanto, sua utilização como agente extintor pode produzir, em determinados tipos de incêndios consequências devastadoras. Os combates a incêndio em reservatórios de líquidos inflamáveis são modalidade de incêndio não tão comum, onde chamamos a atenção para o processo de inertização dos gases superaquecidos da combustão, com a utilização de água, como agente extintor. A utilização pode provocar o que se chama de boil over.
Boil over ou bola de fogo é a denominação de um caso